Um Blog de David Ponte. Contacto: dav_russ@clix.pt.

quinta-feira, outubro 21

Do Poder à Democracia!

Não será necessário recorrer a velhos livros e a velhas teorias, para ficar-mos a saber que em Portugal, Democracia é um termo muito recente e uma forma mais Liberal de governar.
A 5 de Outubro de 1910, ocorreu um dos mais importantes acontecimentos da nossa História, a implantação da Republica, que pôs termo a quase oito séculos de Monarquia. Assim um grupo de Republicanos, descontentes com os privilégios da nobreza assentes no nascimento e na sucessão hereditária, quiseram através do poder modernizar as precárias leis de trabalho, modernizar o sistema de ensino e também combater o anticlericalismo e a influência julgada excessiva da igreja católica. Instauraram assim uma Republica Liberal, que foi ela mesma proclamada no Município de Loures, estendendo-se depois dia após dia por todo o país. O monarca D. Manuel II viu-se obrigado a fugir de Mafra para a Ericeira, exilando-se depois no Brasil. Constituído o primeiro governo provisório, liderado por Teófilo de Braga, professor do curso de superior de Letras da Universidade de Lisboa, este novo sistema de orientação governativa apresentou logo diversas falhas, a crescente crise financeira, os sucessivos e desastrosos governos que demonstravam não só instabilidade como não conseguiam manter ordem nas ruas, leva a que a 28 de Maio de 1926 ocorra um golpe militar iniciado em braga, cujo objectivo esse, era restabelecer uma ordem social conservadora, valorizar o tão esquecido império colonial, também era necessário por fim às ofensas à igreja e aos católicos e equilibrar as finanças públicas e consequentemente fortalecer a economia. Foi o inicio de uma nova orientação política, foram 48 anos de ditadura do tipo corporativa, só interrompida a 25 de Abril de 1974, quando um grupo de militares nomeados de “Capitães de Abril”, quiseram exercer o poder, para acima de tudo terminarem com a guerra de África e proceder assim à descolonização, terminou assim uma etapa de ditadura, censura, repressão, tenta-se eliminar o capitalismo e promove-se a construção de uma sociedade socialista, surge um novo conceito na política e na sociedade “A Democracia”.
De 1974 a 1976 governa uma junta militar socialista, que em 1976 dá lugar a uma democracia Pluralista de tipo Ocidental, desde essa data os governos, sucedem-se num regime normal de “alternância democrática”, assim a luta pelo poder faz-se de igual para igual de forma racional, cada político efectua a sua estratégia para chegar ao poder, uns tentam conquistá-lo através de uma estratégia racional, outros de forma populistas, afinal a democracia é mesmo assim.
[David Ponte]