Um Blog de David Ponte. Contacto: dav_russ@clix.pt.

sábado, outubro 23

Voz e Opinião «Ensino»

Grulhada é o lema, perturbar é o tema, começaram as tradicionais manifestações estudantis contra as propinas, vai começar o arraial e este ano a PSP também quer participar!
Seis alunos necessitaram de cuidados médicos e um foi detido, é este o rescaldo dos confrontos ocorridos na passada 4º feira, quando cerca de 300 alunos tentaram forçar a entrada na reunião extraordinária do senado, a polícia passou à acção e ao jeito de um bom filme de Hollywood, respondeu ao cassetete e com gás pimenta.
Acções como: tentativas de invasão de reuniões do senado a fim de tentar evitar ou pelo menos adiar a fixação da propina anual, RGA (reunião geral de alunos), Manif’s e cadeados impedindo a entrada dos professores, alunos e funcionários na universidade, marcam ano após ano o inicio das aulas, é este o cenário encontrado pelos novos alunos que recebem este tipo de acções de sorriso nos lábios e bastantes receptivos à participação. Será este cenário favorável à educação dos novos alunos? Saem do ensino secundário por vezes em fase de adolescência, e deparam na nova etapa do seu percurso escolar, com acções revolucionárias e por vezes violentas.
Ensino público, não significa ensino grátis, esta afirmação pode parecer simples mas é bastante complexa, e de difícil compreensão para alguns membros da sociedade, o pagamento de salários, despesas de manutenção das infra-estruturas existentes, gastos em material, são apenas três exemplos de gastos necessários e precisos, para uma instituição de ensino ter as suas portas abertas e dar qualidades e condições de ensino aos alunos.Mas será o dinheiro pago em propinas todo ele gasto da melhor forma? Quero apenas deixar a questão no ar, não quero de alguma forma levantar ou alimentar polémicas, afinal tudo o que tenho a dizer sobre isso será balbuciar.
[David Ponte]