Aos Vinte anos aprendi!
“Aos Vinte anos aprendi, a natureza é um animal enfurecido pelo homem!”
Fiquei surpreendido, como um paraíso movido por uma força, pode ser tão mortífero. O mais surpreso, é como a tragédia é "relatada" pelos jornalistas. Impiedosos, transmitem imagens duras, fortes, sempre representadas de uma enorme mortalidade e aflição humana. O povo gosta disto, as televisões sabem disso. Repetitivas imagens de pessoas sendo arrastadas para o infinito, as imensas imagens de dor, de quem perdeu uma vida, uma família, um jornalista por entre o cheiro fétido de corpos em decomposição, procurando a entrevista “ideal”, uma criança que tenha sobrevivido, mas não saiba dos seus pais, fotos marcantes de amontoados de corpos em decomposição. Relato apenas alguns exemplos do que o jornalismo traz até nós, é patético, ser-mos brindados com o sofrimento dos outros, ver nele a forma mais indicada de atingir objectivos de ordem financeira, é esta a dura realidade, a luta das audiências, das preferências.
Fiquei surpreendido, como um paraíso movido por uma força, pode ser tão mortífero. O mais surpreso, é como a tragédia é "relatada" pelos jornalistas. Impiedosos, transmitem imagens duras, fortes, sempre representadas de uma enorme mortalidade e aflição humana. O povo gosta disto, as televisões sabem disso. Repetitivas imagens de pessoas sendo arrastadas para o infinito, as imensas imagens de dor, de quem perdeu uma vida, uma família, um jornalista por entre o cheiro fétido de corpos em decomposição, procurando a entrevista “ideal”, uma criança que tenha sobrevivido, mas não saiba dos seus pais, fotos marcantes de amontoados de corpos em decomposição. Relato apenas alguns exemplos do que o jornalismo traz até nós, é patético, ser-mos brindados com o sofrimento dos outros, ver nele a forma mais indicada de atingir objectivos de ordem financeira, é esta a dura realidade, a luta das audiências, das preferências.
[David Ponte]

1 Comments:
De facto, cada vez mais o jornalismo é sensacionalista e é por isso que me entretenho mais entre certos Jornais do que em telejornais. Um dos telejornais que mais me interessa é, passo a publicidade, o jornal das 07h na sic noticias. Vejo todos os dias; as noticias importantes abrem o jornal, situações politicas e não há desenvolvimento de grandes dramas nacionais.
Em certos momentos acredito mesmo que o jornalismo "é a leviandade feita profissão", se bem que esta expressão vem acompanhada com uma conotação diferente daquela que lhe quero transmitir.
Contudo, sabemos que a programação televisa é gerida conforme os interesses da maioria, e nunca pela qualidade exigida por uma minoria considerável. Mas a verdade é que existem canais televisos para as maiorias, que não preciso referir quais são; estes poderiam dedicar-se unica e exclusivamente a interesses comezinhos e banalidades nacionais, os outros marcariam pela diferença.
Falar deste tema e defender uma certa qualidade é, para mim, como dar milho aos pombos, todos conseguem e só poucos o executam diaria e vincada e eficientemente. Que não é, certamente, o nosso caso. Falta-nos um elemento importante: o cargo.
Não me alongando mais, espero que tenha um bom ano e boas ideias para 2005.
11:13 da tarde
Enviar um comentário
<< Home